out 112013
 

 

A primeira vez que encontrei com a palavra “RONIN” foi na capa da graphic novel de Frank Miller, lançada pela Abril depois do sucesso de O Cavaleiro das Trevas, no final dos 80.

 Ronin1

 

Ronin é uma palavra japonesa que designa um samurai que perde seu mestre e, consequentemente, sua honra. Na história de Miller, um ronin e um demônio se enfretam em pleno Japão feudal, suas almas ficam presas em uma espada e eles são liberados para novamente se confrontarem séculos depois, em uma Nova York futurista e distópica.

Maluquice? É ainda pior que isso, pois a história também traz um computador inteligente, um menino telepata sem braços e sem pernas, máquinas que se comportam como organismos vivos, etc.

RONIN é uma obra muito boa,  que foi assumidamente influenciada por outra história de samurai desonrado: O LOBO SOLITÁRIO, de Kasuo Koike e Goseki Kojima.

 

lobo solitário

 

Nesse mangá épico, Itto Ogami, um antigo alto servidor do Imperador, sai pelo Japão como matador de aluguel buscando juntar meios para se vingar daquele que o fez cair em desgraça. Sua jornada é feita em conjunto com Daigoro, seu filho, que cresce sob a sina de ter que percorrer o meifumado (a trilha do assassino).

Depois de duas tentativas de publicação pelas editoras Cedibra e Sampa, finalmente em 2005 a Panini disponibilizou no Brasil a série inteira, em 28 edições. Tenho essa coleção completa e confesso que, mesmo depois de acompanhar inúmeras matanças e tragédias, me emocionei com seu final.

 

samurai jack

 

Um personagem que parece ter sido inspirado pelas obras de Miller e de Koike/Kojima é SAMURAI JACK. Este é um desenho infantil diferente, com longos silêncios, sequencias lentas e ensinamentos de filosofia oriental. Típica diversão pra garotada que talvez agrade mais aos adultos.

Uma lenda sobre 47 ronins que vão buscar vingança é o mote para um filme hollywoodiano que vai estrear em dezembro, e que se chama… 47 RONINS. Estrelado por Keanu Reeves, o trailer já está disponível – e não me empolgou.

 

 

Existe um filme chamado RONIN, com Robert DeNiro, que trata de espionagem e ação, e nada tem a ver com o Japão feudal. Nem me lembro direito de sua história.

 

drive 1

 

Escrevi tudo isso porque vi dias atrás DRIVE, com Ryan Gosling. Esse filme também não tem nada a ver com samurais ou com  o Japão, e conta sobre um dublê em Los Angeles que presta serviços a bandidos como piloto de fuga.

Embora não exista qualquer menção aos espadachins orientais, o personagem principal me lembrou as histórias de ronin graças ao seu jeito soturno, de poucas palavras, típico de quem espera pelo pior. Assim como nas sagas japonesas, o filme traz o personagem enfrentando forças que sabe que são maiores que a sua, através de uma narrativa de algumas sequências de planos longos e cenas de ação que exibem violência extrema.

DRIVE é um filme muito bom.

 

.

 

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)

Loading Facebook Comments ...

Warning: require_once(/home/rebostej/public_html/wp-content/plugins/gplus-comments/includes/templates/partials/.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in /home/rebostej/public_html/wp-content/plugins/gplus-comments/includes/templates/container.php on line 103

Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required '/home/rebostej/public_html/wp-content/plugins/gplus-comments/includes/templates/partials/.php' (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/rebostej/public_html/wp-content/plugins/gplus-comments/includes/templates/container.php on line 103