jun 062013
 

 

O turista do World Trade Center hoax

 

Ficou indignado com o projeto de benefício em dinheiro do governo para as prostitutas?

Teve raiva quando soube que esse mesmo governo paga R$ 1300,00 para os presos, por dependente?

Ficou admirado com o fato de engenheiros do Exército terem concluído uma obra antes do prazo, e ainda devolveram R$ 130.000.000,00 aos cofres públicos?

Achou um absurdo que os militantes do MST tenham saqueado os ovos das tartarugas que foram se reproduzir no rio Solimões?

Ficará mais aliviado se eu te disser que tudo isso é mentira?

O que me espanta é que, embora os hoax (termo utilizado para os embustes, notícias falsas e pegadinhas que circulam pela internet) sejam tão antigos quanto a própria rede, as pessoas ainda não criaram o hábito de investigar se aquilo que recebem é verdade. E muita gente acha que o fato de ter visto algo em um email, no “Face” ou mesmo num blog qualquer é suficiente para confiar na veracidade da informação.

Dois ou três cliques bastam para desmascarar quase todas as papagaiadas que são compartilhadas, mas nem mesmo quando “notícia” cita como origem uma fonte séria as pessoas costumam verificar se há algo sobre aquilo no site referenciado. É mais fácil e cômodo ficar indignado e passar a lorota para frente do que analisar seu conteúdo.

O maior problema é que existem bobalhões que espalham os boatos porque acham isso engraçado, mas cresceu muito o uso da mentira eletrônica para manipulação política. Com a aproximação das eleições de 2014 isso só vai piorar, e histórias falsas serão contadas por simpatizantes da oposição e da situação de todos os níveis para induzir a erro os eleitores.

Temos então que a internet é muito legal, mas o hábito de duvidar de tudo o que se vê aqui é algo saudável e deve ser praticado. Por tal motivo, nosso blog aderiu ao projeto do governo para disseminação do ceticismo na web, que dará um celular smartphone Galaxy 5 da Motorola a todos os leitores assim que chegarmos a um milhão de pageviews.

É por isso que peço que compartilhe este post! 😉

 

 

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)

Loading Facebook Comments ...

Warning: require_once(/home/rebostej/public_html/wp-content/plugins/gplus-comments/includes/templates/partials/.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in /home/rebostej/public_html/wp-content/plugins/gplus-comments/includes/templates/container.php on line 103

Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required '/home/rebostej/public_html/wp-content/plugins/gplus-comments/includes/templates/partials/.php' (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/rebostej/public_html/wp-content/plugins/gplus-comments/includes/templates/container.php on line 103